quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Mais vale tarde do que nunca!! Peniche 3 de Agosto 2007 - 22H


Faz já amanhã uma semana que o nosso Grupo, participou na Corrida de Toiros em Peniche.
Respondendo ao convite do Sr. Arnaldo Santos (empresário), dividimos cartel com o Grupo de Amadores de Vila Franca de Xira e com os cavaleiros Joaquim Bastinhas; Vitor Ribeiro e o Amador Tiago Carreiras, para tourear e pegar um curro de Conde de Murça.
Os toiros de Condee de Murça sairam bem sendo, sempre encastados e com menos de 500 Kg (O que só prova que o peso nem sempre deve ser muito!).
O Grupo de Vila Franca, pegou bem o primeiro da Noite, á primeira tentativa.
Para a nossa primeira pega de caras, foi o Zé Alexandre. Numa praça desmontável mas com o redonel muito grande, e com público "festeiro", o toiro não ouvia logo o forcado e tardou em arrancar, também por mansear no final da lide. O Zé Alexandre recebeu-o bem mas não aguentou toda a investida e saiu já dentro das ajudas. Nesta tentativa o nosso cabo João José e o Elias (mais um novo elemento Albicastrense!), magoaram-se; o primeiro com uma forte pancada na clavicula, que inclusivé fracturou logo; o segundo com uma rotura de ligamentos no joelho, sendo prontamente substituido pelo Abel.
O Cabo Saramago, não quis sair de praça nem da sua posição, e continuou, apesar das dores a dar primeira ajuda!
Depois duma tentativa desfeita em cima da cara do toiro, pois este não arrancava das tábuas, pegou com êxito o Zé Alexandre á segunda tentativa, saindo o nosso Cabo, logo antes do fim da pega a cambalear para a trincheira.
O Cabo Saramago saiu para a ambulância com o Elias, e deixou-me a mim e ao seu irmão João Saramago, a orientar o grupo debaixo das suas ordens telefónicas o resto da corrida.(Apesar de estarem fardados elementos mais antigos, este foi o desesjo do Cabo e assim se fez.)
De seguida mais uma boa Pega do Grupo de Vila Franca, á primeira tentativa.
O nosso cara a seguir foi o Henrique Magalhães. Era mais um toiro que pedia muita concentrção (todos os nossos toiros tinham cinco anos e qualquer erro é fatal para não ter sucesso). O Magalhães citou bonito e esteve bem com o toiro na reunião, apesar de não se ter fechado de pernas, o que originou que ficasse de fora da cara já no final da pega, destaque para as ajudas do Abel (1ª) e Rodrigo Caneco(2ª). De seguida repetiu, (para melhor) aquilo que tinha feito e consumou a pega á segunda tentativa.
O Toiro seguinte foi pegado com sucesso à segunda tentativa pelo Grupo de Vila Franca, depois de uma primeira tentativa em que o toiro passou ao lado(!!) do forcado da cara.
Para o último toiro da corrida e do nosso Grupo, foi cara o "Gel"-Bruno Palmeiro- que brindou ao Grupo de Vila Franca, pelos seus 75 anos e pelo forcado do seu grupo que faleceu Ricardo "Vitó".
Citou bonito o "Gel", e esperou ainda melhor a pés juntos um toiro que arrancou claro e franco de largo, para depois se fechar, nunca desistindo de ficar na cara, pelo que consumou a pega logo no primeiro intento.
Houve volta para todos os nossos forcados, com a devida justiça, e toda a corrida decorreu em bom plano, e sem sobressaltos.
No final todos se precipitaram para os telefones para saber do estado do Cabo e do Elias, que foram ao Hospital de Peniche e das Caldas da Rainha, tendo de seguida estado ainda no Jantar que partilhámos com a organização da Corrida e o Grupo de Vila Franca, onde os habituais discursos não se fizeram ouvir pois, terminou muito tarde, e o nosso Cabo estava em convalescença.
De realçar a força do Nosso Grupo perante a dificuldade dos toiros e do Cabo não comandar durante grande parte da corrida!
Finalmente uma palavra de agradecimento à "minha" Margarida, pelo acompanhanmento dos lesionados, pelas unidades de saúde da Região Oeste!

Pelo Grupo de Alter... Venha Vinho!!!
JoãoAnjinho

1 comentário:

Rodrigo Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.